Os Cogumelos

Apesar de serem classificados como vegetais, os cogumelos fazem parte do reino dos fungos,  um organismo vivo sem raízes, flores, folhas ou sementes. 

Em relação à sua produção em Portugal destacam-se as regiões de Trás-os-Montes, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste. Os principais tipos de cogumelos comercializados no nosso país são o cogumelo branco, o shiitake (cogumelo preto do Japão), o cogumelo castanho e o cogumelo silvestre.

Existem variedades de cogumelos que podem ser altamente tóxicas, em que apenas uma pequena quantidade pode prejudicar os sistemas digestivo e nervoso, podendo levar até mesmo à morte. Por este motivo é importante que a colheita seja feita por pessoas que conheçam bem os fungos. 

Informação Nutricional

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Cogumelos crusCogumelos Enlatado
Energia (kcal)1817
Água (g)92,691
Proteína (g)1,82,1
Hidratos de Carbono (g)0,50
Lípidos (g)0,50,4
Fósforo (mg)8061
Fibra (g)2,32,7
Vitamina B2 (mg)0,310,25
Vitamina B3 (mg)3,21,1
Potássio (mg)12654
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios para a saúde

  • O cogumelo é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, nomeadamente riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3) e ácido pantoténico (vitamina B5). 
  • Os cogumelos oferecem quantidades significativas de potássio, que ajuda na regulação da pressão arterial, na redução do risco de doença renal, doença coronária e que pode, também, ter um papel importante na melhoria do estado de saúde de pessoas com diabetes. 
  • Além disso, os cogumelos também são uma fonte rica em fósforo, selénio e cobre. Destaca-se o selénio e as suas funções enzimáticas no organismo, em particular como antioxidante, que age como catalisador da produção hormonal e para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Apresentam um valor proteico significante para uma fonte não animal, o que os torna um ótimo aliado para vegetarianos devido à presença de aminoácidos essenciais. Destaca-se ainda a baixa quantidade de gordura, o que contribui para um baixo teor calórico.

Como comprar e conservar

Na hora da compra de cogumelos frescos, opte pelos que apresentam uma textura mais firme e que não se encontram danificados, com cheiro estranho ou demasiado escuros. A base deve estar com uma cor clara – quanto mais clara estiver mais fresco é o cogumelo.

A melhor forma de conservar os cogumelos é no frigorífico, dentro de um saco de papel fechado. Isto irá mantê-los frescos durante cerca de uma semana.

Caso compre cogumelos enlatados devem ser conservados num local seco e fresco. Depois de aberta a embalagem, conservar no frigorífico e consumir no prazo de 3 dias.

Leave a Comment