Figo

O figo, um fruto típico do Mediterrâneo, é uma verdadeira delícia dos verões quentes. Proveniente da figueira, é conhecido por sua polpa carnuda e suculenta, e as suas cores variam do amarelado ao roxo. 

Em Portugal, os figos mais comuns pertencem à espécie Ficus carica.  Os figos são ricos em vitaminas, minerais, fibra e são incrivelmente versáteis na culinária.

Por 100g apresentam cerca de 79kcal, logo o seu consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas com diabetes e com excesso de peso.

Informação Nutricional

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Figo frescoFigo seco
Energia (kcal)79270
Água (g)79,125,6
Proteína (g)0,92,3
Hidratos de Carbono (g)16,358,3
Lípidos (g)0,50,6
Fibra (g)2,311
Cálcio (mg)35240
Potássio (mg)170940
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

fig, fruit, healthy-4584343.jpg

Benefícios para a saúde

  • Os figos são uma excelente fonte de açúcares naturais, fornecendo energia para combater o cansaço. Além disso, por serem ricos em frutose e fibra, promovem a saciedade e ajudam a regular o trânsito intestinal.
  • O potássio presente nos figos ajuda a reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminui o risco de problemas cardiovasculares. No entanto, quem apresenta insuficiência renal é importante moderar o seu consumo.
  • Os figos são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a combater os radicais livres, a prevenir o envelhecimento cutâneo e o cancro. Além disso, também ajuda reforçar o sistema imunitário.

Como comprar e conservar

Na hora da compra opte pelo figo que apresenta enrugamento da pele e uma pequena abertura pois indica que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom avermelhado. Se estiver esverdeada, o figo não está maduro. Escolha os que estiverem mais macios, mas não muito moles, e com a pele intacta.

Quanto à sua conservação, os figos maduros devem ser postos no frigorífico, durante dois dias. Caso o figo não esteja completamente maduro, pode ser deixado à temperatura ambiente num local que não receba luz direta do sol.

Já o figo seco dura vários meses se for guardado num local seco e sem luz ou no frigorífico.