Pepino

O pepino pertence à família das Cucurbitáceas. Nessa mesma família, encontram-se a abóbora e a melancia.

O pepino pode ser classificado como uma fruta, pois desenvolve-se a partir da flor de uma planta e contém sementes. No entanto, em termos culinários, os pepinos são frequentemente considerados e utilizados como vegetais devido ao seu sabor salgado. 

Informação Nutricional

Rico em carotenóides, magnésio, potássio e água que confere vários benefícios para a saúde. 

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Pepino cruo
Energia (kcal)64
Água (g)82,9
Proteína (g)0,2
Hidratos de Carbono (g)
  Monoinsaturados (g)
13,4
13,4
Lípidos (g)0,5
Fibra (g)2,1
Vitamina C (mg)7
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

cucumber, food, vegetable-78789.jpg

Benefícios para a saúde

  • O pepino apresenta alto teor de água e eletrólitos, o que o torna uma ótima opção para o Verão pois contribui para a hidratação do organismo. Pode ser consumido nas refeições principais, como o almoço e jantar mas também nos lanches durante os meses quentes de verão.

  • Apresenta baixo valor calórico e é rico em fibra, tornando-o um aliado nos programas de emagrecimento e na diabetes.

  • O pepino é rico  em antioxidantes como os carotenóides, que depois de absorvidos transformam-se em vitamina A, que desempenha um papel fundamental na visão (saúde ocular), pele e ossos (desenvolvimento e crescimento).

  • Contém minerais como magnésio e potássio, que desempenham um papel importante na pressão arterial, no equilibrio dos eletrólitos, na contração muscular e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Como comprar e conservar

Na hora da compra verifique a qualidade do pepino, dê leves batidas com os dedos na parte central do vegetal. O som produzido não deve ser oco. Opte por aqueles que estejam firmes ao toque e com a pele lisa, verde e brilhante. 

Evite comprar pepinos que estejam amarelados e/ou com casca rugosa.

Armazene os pepinos na parte inferior do frigorífico por alguns dias. Após cortados, conserve-os num recipientes de vidro ou ou outros recipientes reutilizáveis e consuma em 2 dias.