Espinafre

O espinafre, Spinacia oleracea, é uma hortícola que teve origem na Pérsia, atual Irão. 
Pertence à família dos amarantos em que nela estão também a beterraba e a acelga. Por este motivo, há semelhanças no sabor destes hortícolas, pois apresenta o sabor amargo da beterraba e sabor levemente salgado de acelga.

O espinafre é muitas vezes consumido cru, pois como tem um sabor suave doce, o que o torna ideal para saladas. O espinafre fresco conserva uma textura delicada e uma cor verde intensa, que são perdidas quando o mesmo é cozinhado. 

Existem três tipos diferentes de espinafres: Espinafre Sabóia que é crestado, as suas folhas são parcialmente dobradas e têm uma textura elástica; Espinafre Semi-sabóia, semelhante ao Sabóia apenas não é tão enrugado; e, Espinafre Bebé/Baby as suas folhas são mais lisas e em forma de pá. 

spinach, leaf spinach, vegetables-3463248.jpg

Informação Nutricional

A razão pela qual podemos considerar o espinafre como um super-alimento deve-se ao seu valor nutricional e ao baixo valor calórico que possui, por 100 gramas contém apenas 27 calorias. O espinafre apresenta benefícios para a pele, cabelo e ossos.

É uma hortaliça com elevado teor vitamínico e mineral. Destacam-se os teores das vitaminas A, B2, B6, C, E, K e folatos e dos minerais magnésio, ferro, cálcio, potássio e fósforo. É também uma fonte de fibra alimentar.

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)

Espinafre cr
u
Energia (kcal)27
Água (g)91,8
Proteínas (g)2,6
Lípidos (g)0,9
Hidratos de Carbono (g)0,8
Fibra (g)2,6
Vitamina A (µg)550
Vitamina B6 (mg)0,17
Vitamina B2 (mg)0,18
Vitamina E (mg)1,7
Vitamina K (µg)471
Vitamina C (mg)12
Folatos (µg)150
Potássio (mg)470
Fósforo (mg)45
Magnésio (mg)54
Cálcio (mg)100
Ferro (mg)2,4
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Porque deves consumir o espinafre?

O Espinafre é um excelente fornecedor de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde óssea, onde se destaca a vitamina K, magnésio e cálcio. A vitamina K ajuda na prevenção da ativação excessiva dos osteoclastos, as células que promovem fraturas ósseas. 

O espinafre é baixo em hidratos de carbono, mas alto em fibra insolúvel que ajuda no funcionamento do trânsito intestinal.

A vitamina C e K e beta-caroteno apresentam propriedades anti-inflamatórias.
A luteína, um carotenóide que tem efeito protetor da visão, encontra-se facilmente em hortaliças de folha verde escura, como o espinafre. Contudo é possível maximizar a presença da vitamina C, através da adição de sumo de limão ou kiwi que promove a resistência a infecções, ajudando a melhorar as funções das células do sistema imunológico, prevenindo assim, o surgimento de alergias e gripes. 

Esta hortícola representa uma excelente fonte de ferro, um oligoelemento integrante da hemoglobina que transporta o oxigénio dos pulmões para todas as células do corpo. Além disso, integra ainda, os principais sistemas enzimáticos para a produção de energia.

O magnésio presente nos espinafres contribui para a saúde óssea e ajuda a diminuir  os níveis de pressão arterial e na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O Espinafre é também rico em folatos que intervêm na conversão de homocisteína (molécula cujos níveis elevados podem levar a acidente vascular cerebral e ataque cardíaco) em moléculas benignas.

Muitas vezes o consumo do espinafre cru está associado a reações alérgicas, por esta razão, não deve ser ingerido cru por pessoas que apresentem esta alergia.

Como comprar e conservar

Encontra-se facilmente durante todo o ano, embora as principais épocas de produção sejam entre os meses de Março e Maio e entre Setembro e Outubro. 

Na hora da compra opte por espinafres que apresentam folhas com coloração verde intensa, que exiba um aspecto fresco e suave. Evite que os espinafres apresentem caules com sinais de amarelecimento, folhas murchas, pois estes são sinais de velhice.  

Quanto à sua conservação, deve estar bem embalado, em caixas de vidro, em sacos de silicone com zíper ou outros reutilizáveis, no frigorífico durante 5 dias para preservar a sua frescura. Contudo, antes de o conservar no frio, não o lave, pois a humidade irá acelerar o processo de envelhecimento.

Após a confecção, não os guarde cozinhados, uma vez que os mecanismos de conservação naturais são destruídos durante o processo de cozinhar. 

Formas de consumir o espinafre

  • Sopa – Sopa de legumes com espinafres
  • Saladas
  • Sumo detox 
  • Quiches
  • Torta com espinafres
  • Crepe 
  • Legumes salteados
  • Omelete, soufflé
  • Folhados
  • Massa com espinafre
  • Caril
  • Molho