Castanhas

Estamos no outono e os assadores de castanhas na rua fazem parte da tradição! Aquele cheirinho típico que quando vamos a passear nos faz parar e saborear umas castanhas bem quentinhas. 

A castanha é cientificamente conhecida como Castanea Sativa. Em Portugal a castanha mais consumida é a europeia, mas existem três outros tipos específicos de castanhas: a castanha da China, a castanha japonesa e a castanha americana. O seu valor nutricional é semelhante em todas as variedades do fruto. 

Elas podem ser consumidas secas, assadas ou cozidas. Podem ser utilizadas na culinária, a acompanhar os assados e em puré, em pratos de carne e peixe, ou sopa, por exemplo. Também já existem algumas sobremesas feitas com castanhas. Se forem cozidas, geralmente são mais fáceis de digerir. 

Por cada 100g ( 6 a 7 castanhas), contém cerca de 175 a 222Kcal, dependendo da forma de confecção.
Geralmente recomendo uma dose de castanhas, cerca de 5 a 6 castanhas (cerca de 100 a 120 kcal), para um lanche ou acompanhamento da refeição principal. Existem  muitas pessoas adoram castanhas e comem quantidades muito elevadas, convém consumir com alguma moderação, pois podem contribuir para aumento de peso.

Informação Nutricional

A castanha é um alimento muito nutritivo e contém uma quantidade apreciável de vitamina C, B1, B6, tocoferol, caroteno, triptofano e de minerais, como o potássio e magnésio. Além disso, o seu teor de água é de cerca de 50 %. 

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Castanha Assada com SalMiolo de Castanha (crú)Castanha Cozida sem Sal
Energia (kcal)222194175
Água (g)39,448,554,9
Lípidos (g)1,31,11
Hidratos de Carbono (g)45,539,835,9
Vitamina A (µg)111110
Folatos (µg)566155
Cálcio (mg)232018
Vitamina C (mg)465145,9
Magnésio (mg)483330
Potássio (mg)570500450
Sódio (mg)55098,1
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios da Castanha

  • A castanha é maioritariamente composta por hidratos de carbono, sendo assim uma excelente fonte de energia. Dos HC, destacam-se quantidades apreciáveis de amiloses e amilopectinas. Estes polissacarídeos permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a produção de ácidos gordos de cadeia curta. 
  • É rica em glícidos, como o amido, e é pobre em gordura quando comparada com outros frutos secos oleaginosos, como as nozes, avelãs, castanha de caju ou as amêndoas.
  • As vitaminas presentes na castanha, como a vitamina C, vitamina B6 podem ajudar a reduzir a inflamação e contém também ácido fólico.
  • Relativamente aos minerais, a castanha fornece cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e magnésio, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.  Possui ainda diferentes fitoquímicos, nomeadamente, luteína e zeaxantina, e diversos compostos fenólicos que são antioxidantes essenciais e protetores celulares.
  • A castanha apresenta ainda um elevado teor em fibras, logo deve ser consumida com moderação, pois em excesso provoca gases, flatulência e distensão abdominal.

Como comprar e conservar

As castanhas encontram-se disponíveis desde princípios de outono até finais de inverno. Na hora da compra, a pele da castanha deve ser bem brilhante e intacta (sem cortes ou gretas).

Para conservar em casa, as castanhas devem ser guardadas num local fresco e seco. Tanto cruas como assadas, as castanhas podem conservar-se no congelador durante cerca de 6 meses.