Conhece melhor a Couve branca-Coração, Lombarda e Couve flor

A couve é um vegetal crucífero com origem europeia, e atualmente é uma das hortaliças mais consumidas e apreciadas um pouco por todo o mundo. Pertence à família Brassicaceae, assim como o brócolos, a lombarda e a couve-flor. 

Esta hortícola apresenta uma forma arredondada com camadas de folhas sobrepostas, e por esta razão, as folhas interiores da couve são mais claras do que as externas por estarem protegidas da luz solar.

Existem vários tipos de couves, formas e tamanhos que pode ser utilizado para a confeção de sopas, saladas, sanduíches e batidos.. As mais populares em Portugal são a verde, roxa e branca.

cabbage, herb, white cabbage-3722517.jpg

Informação Nutricional

Rica em vitaminas nas quais se destacam a Vitamina C, vitamina A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro. Contém apenas 23 Kcal por 100g quando cozida, ideal para quem quer emagrecer. 

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Couve Branca/Couve Coração (cozida)
Couve-flor
(cozida)
Lombarda
(cozida)
Energia (kcal)232122
Água (g)93,59292,7
Proteínas 1,71,6
Lípidos (g)
– Dos quais monoinsaturados (g)
0,2
0,4
0,2
0,1
0,2
0,1
Hidratos de Carbono (g)2,22,31,4
Fibra (g)1,71,82,9
Vitamina A (µg)65
Vitamina B1 (mg)0,070,1
Vitamina B2 (mg)0,070,04
Vitamina B6 (mg)0,110,170,11
Vitamina C (mg)254544
Potássio (mg)110180200
Cálcio (mg)451946
Ácido Fólico (µg)1644
Magnésio (mg)5128
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios

  • A couve é uma excelente fonte de fitonutrientes, que são compostos antioxidantes, que ajudam a proteger as células de compostos nocivos, contribuindo, assim, para a proteção do organismo contra alguns tipos de cancro.

  • Esta hortícola melhora o sistema imunológico, devido à presença das vitamina C e ácido fólico, o que fortalece o sistema imunitário e ajuda a proteger o organismo de infeções.

  • Destaca-se também o alto teor de fibra, que contribui para o controlo dos níveis da glicémia (açúcar no sangue), ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, prevenindo, assim, algumas doenças cardiovasculares. Também ajuda na regulação do trânsito intestinal, melhorando a obstipação e na saciedade.

  • A couve roxa é rica em antocianinas, antioxidantes que ajudam na função cerebral e na concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a defesa contra a doença de Alzheimer e demência. 

  • O alto teor de potássio ajuda a expandir os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue. 

  • O alto teor de vitamina C e enxofre presentes na couve ajudam na produção de colagénio, eliminam toxinas, que são as principais causas de artrite, doenças de pele, reumatismo e gota.

Como comprar e conservar

Seja numa horta ou num supermercado, escolha couve que apresenta uma aparência firme, com folhas brilhantes sem manchas e íntegras, perfeitamente envolvidas quase em forma de coração. 

Caso repare que as folhas externas apresentam modificações significa que ocorreram danos microbiológicos ou manipulação inadequada. Se estas alterações estiverem presentes apenas na parte externa, basta retirar estas folhas, contudo se as interiores também forem atingidas irão apresentar uma textura e sabor indesejável.

Relativamente à sua conservação, a couve deve ser colocada no frigorífico, sempre dentro de um saco de plástico até 2 semanas, ajudando, deste modo, a preservar os seus teores em Vitamina C.

cauliflower, red cabbage, savoy-1644626.jpg