Pimentos

O pimento, também conhecido como pimentão, é uma planta pertencente à família botânica das Solanaceae, assim como a beringela e o tomate. Originária da América Central e do Sul, este alimento foi introduzido na Europa pelos navegadores portugueses e espanhóis no século XVI. Foi ganhando popularidade devido à sua importância económica em termos agrícolas, assim como, à combinação de sabor, cor e valores nutricionais.

Os pimentos verdes passam por um processo de maturação que dá origem a uma variedade de cores, como vermelho, amarelo, entre outras. Além disso, o sabor, a forma e o tamanho podem variar de acordo com a variedade.

Enquanto o pimento verde é colhido antes de amadurecer totalmente, apresenta assim um sabor ligeiramente amargo, os pimentos vermelhos, laranjas e amarelos são colhidos quando estão completamente maduros e têm um sabor mais doce. 

Informação Nutricional

O pimento é um alimento com baixo teor calórico, pois o principal componente do pimento é a água. Rico em fibras e também é uma ótima fonte de vitamina C, a cada 100g deste alimento contém mais de 200% da dose diária de vitamina C, vitamina A, vitamina E e ácido fólico. Tem ainda um teor interessante de potássio.

O pimento é rico em compostos fenólicos e carotenóides, possuem propriedades antioxidantes, e são responsáveis pela sua cor vibrante. 

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Pimento CruPimento Grelhado
Energia (kcal)2737
Água (g)92,889,6
Proteína (g)1,62,7
Lípidos (g)0,60,6
Hidratos de Carbono (g)2,73,7
Fibra (g)22,8
Vitamina A (µg)217383
Vitamina C (mg)90108
Ácido fólico (µg)2828
Vitamina E (mg)0,81,4
Potássio (mg)120120
Cálcio (mg)917
Fósforo (mg)2443
Magnésio (mg)1012
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios

Graças ao seu alto teor de água e baixo valor calórico, o pimento é uma excelente opção para quem quer emagrecer. Além disso, a fibra presente no pimento contribui para uma maior sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite. 

O ácido fólico é importante para diminuir os níveis da homocisteína no sangue, o que diminui o risco de doenças cardíacas. 

O potássio presente no pimento e baixo teor de sódio contribui para um equilíbrio adequado dos fluidos corporais e facilita a eliminação de toxinas. Além disso, o potássio desempenha um papel importante na contração muscular, ritmo cardíaco e regulação da pressão arterial. 

Os pimentos contêm ácidos fenólicos, são antioxidantes que ajudam na proteção de algumas patologias, como resistência à insulina (diabetes), esteatose hepática, e doenças cardíacas.

A vitamina C e a vitamina A contribuem para uma pele mais saudável, melhor visão e ajudam a refoeçar o sistema imunitário. 

Como comprar e conservar

Opte por comprar pimentos rijos, brilhantes e sem manchas ou indícios de degradação. Os pimentos não amadurecem rapidamente depois de colhidos. 

Quanto à sua conservação, o pimento deve ser colocado na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o seu sabor quer o conteúdo nutricional.

agriculture, bell pepper, capsicum-1846044.jpg