Uva

Este pequena fruta de Outono tem inúmeros benefícios para a saúde! As uvas são frutos pequenos, ovais, que crescem em cachos em vinhas. A cor das uvas varia entre o verde, vermelho e roxo escuro. Possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina. Algumas uvas contêm sementes, enquanto outras são sem sementes.

O processo de maturação desta fruta depende da variedade e de que zona de cultivo onde se encontra. O momento de colheita estende-se desde o final do verão até ao princípio do inverno, normalmente entre Setembro e Novembro.

grapes, fruits, food-3633375.jpg

Informação Nutricional

As uvas são maioritariamente compostas por água, cerca de 80%, contudo devido ao seu teor de açúcares, nomeadamente a frutose e glicose, é o maior responsável pelo seu valor energético, contendo cerca de 80 calorias por 100 gramas.

A uva é rica em fitoquímicos benéficos para o nosso organismo, as antocianinas, a quercetina e resveratrol com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Já a uva verde contém a clorofila, que é um pigmento natural que também possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

Entre os minerais destaca-se o  potássio, tendo ainda um moderado teor de cálcio, fósforo e magnésio. Das vitaminas destaca-se o teor de vitamina B6 e, na uva preta, é de frisar o teor em carotenos (pró-vitamina A).

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Uva roxaUva Branca
Energia (kcal)8378
Água (g)78,980,6
Proteínas (g)0,30,3
Lípidos (g)0,50,5
Hidratos de Carbono (g)18,617,3
Fibra (g)0,90,8
Carotenos (µg)600
Potássio (mg)220220
Fósforo (mg)1114
Magnésio (mg)88
Cálcio (mg)1010
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios da Uva

Os polifenóis presentes na uva (incluindo as antocianinas, pertencentes ao grupo dos flavonóides) têm demonstrado efeitos benéficos para o organismo, sendo capazes de modular a atividade celular, promovendo o combate ao stress oxidativo, a redução da inflamação e da pressão arterial e a melhoria do perfil lipídico, tendo especial importância na proteção de determinadas doenças como as cardiovasculares e diabetes mellitus tipo II.

Esta fruta contém luteína (carotenóide), com ação antioxidante, que protege os olhos dos raios ultravioleta do sol.

Como comprar e conservar

Na hora da compra, deve optar pelas uvas encorpadas, sem rugas, sem manchas ou mazelas, e não devem libertar sumo, devem também estar firmemente presos ao caule.

Relativamente à sua maturação e doçura, a uva branca deve apresentar uma tonalidade ligeiramente dourada, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva roxa deve ter uma cor bastante escura.

Quanto à sua conservação, as uvas têm um período de vida de, aproximadamente, 2 dias. Devem ser armazenadas à temperatura ambiente, pois acabam por degradar facilmente. Desta forma pode armazenar no frigorífico, num recipiente fechado, onde poderão durar até 7 dias.

Como utilizar

Dependendo da sua variedade, podem ser consumidas frescas (ao natural), secas (uva passa), ou utilizadas para a produção de vinho.

Podem ser utilizadas tanto em pratos salgados como doces, tais como: saladas, doces, compotas e bolos.