A linhaça contém características nutricionais muito interessantes ao nível da promoção e prevenção da saúde, quando consumida regularmente, o que lhe confere o título de alimento funcional.
As sementes de linhaça são constituídas por hidratos de carbono, proteínas, fibras alimentares, mas principalmente gorduras; as gorduras em forma de ácidos gordos polinsaturados (os famosos ómega-3 e ómega-6).
A linhaça tem cerca de 39% de óleo na sua composição. Esse óleo, é um dos alimentos mais ricos em ómega-3 que se pode encontrar (cerca de 57% da sua constituição).
Os ómega-3 são membros da família dos ácidos gordos essenciais, que não são sintetizáveis pelo nosso organismo e que apenas conseguimos obter pela nossa alimentação. Também têm em quantidade mais reduzida o ómega-6.
No caso dos ómega-3 temos o ALA, EPA e DHA, que estão presentes nos produtos de origem animal principalmente como os peixes gordos (como o salmão, sardinha, cavala, atum, e outros), e em alimentos de origem vegetal como as sementes de chia, nozes e as sementes de linhaça.
Além disso, as sementes de linhaça são ricas em:
- Vitaminas e minerais que incluem a maioria das vitaminas do complexo B, magnésio e manganês;
- Fibra a solúvel e a insolúvel;
- Fitoquímicos incluindo muitos antioxidantes – as lignanas (>500 µg/g) , um fitoesteroide que apresenta um poder anti-inflamatório;
Os benefícios que a linhaça confere pela sua composição são vários:
- Benefício a nível cardiovascular
Além da fibra, que ajuda a reduzir o colesterol, e assim, prevenir a formação de placas que podem “entupir” as artérias, ajuda a prevenir o AVC ou ataque cardíaco, devido ao seu teor em ómega-3, que exerce uma poderosa ação anti-inflamatória quando já existem problemas cardiovasculares a nível das artérias. - Controlo da glicémia na diabetes tipo II
Além do seu poder anti-inflamatório, a sua fibra ajuda também a controlar os níveis de açúcar no sangue. - Controlo do peso
A linhaça expande quando ingerida, fazendo com que promova uma maior saciedade. Além disso, o seu teor em fibra ajuda no bom funcionamento digestivo. - Regula o trânsito intestinal.
Evitando a obstipação. Juntamente com 1,5L a 2L água por dia. - Aumento da imunidade
O ALA (ácido gordo essencial) tem mostrado uma otimização ao nível do sistema imunitário. Estudos sugerem que estas, podem ajudar a aliviar as doenças auto-imunes e inflamatórias, tais como artrite reumatoide, psoríase e lúpus. - Prevenção de Cancro.
Estudos mostram que as sementes de linhaça têm um papel importante no combate ao cancro, particularmente do cólon e o da mama. - Alívio dos sintomas durante a menopausa. Devido às lignanas.