Estamos no outono e os assadores de castanhas na rua fazem parte da tradição! Aquele cheirinho típico que quando vamos a passear nos faz parar e saborear umas castanhas. Posso dizer que este foi um dos poucos desejos que tive na gravidez e devem ter sido as castanhas que melhor me souberam na vida!!
A castanha é uma alimento muito nutritivo e contêm uma quantidade apreciável de vitamina C, B1, B6, tocoferol, caroteno, triptofano e de minerais, como o potássio e magnésio. É rica em glícidos, como o amido e é pobre em gordura quando comparada com outros frutos secos oleaginosos, como as nozes, avelãs, castanha de caju ou as amêndoas. A castanha apresenta ainda um elevado teor em fibras, logo deve ser consumida com moderação, pois em excesso provoca gases, flatulência e distenção abdominal.
Por cada 100 gramas (10 castanhas), contém cerca de 185 quilocalorias. Geralmente recomendo uma dose de castanhas, cerca de 6 a 7 castanhas, para um lanche ou acompanhamento da refeição principal. Existem muitas pessoas que se “perdem” a comer castanhas, pois gostam muito, convém ter moderação, pois em excesso além de provocar os sintomas que mencionei em cima, também podem contribuir para aumentar de peso!
Podem ser consumidas piladas (secas), assadas ou cozidas com erva-doce. Podem ser utilizadas na culinária, a acompanhar os assados e em puré, em pratos de carne e peixe, ou sopa, por exemplo. Também já existem algumas sobremesas feitas com castanhas. Se forem cozidas, geralmente são mais fáceis de digerir.
Antes de assar ou cozer as castanhas, convém fazer um pequeno corte na pele, para evitar que rebentem. As castanhas devem ser bem cozidas e mastigadas para facilitar a digestão.
Quando for comprar, repare no estado da casca: a mesma deve ser brilhante.
Deixo uma receita de frango com castanhas que retirei daqui para se quiserem colocarem em prática:
Frango com castanhas
- 500 g de castanhas
- 1 frango para churrasco
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 4 colheres sopa de azeite
- 1 dl de vinho do Porto
- 4 to mates pelados
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída q.b.
- Corte o frango em pedaços. Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer. Adicione os pedaços de frango e deixe-os cozinhar até ficarem dourados de ambos os lados. Entretanto descasque a cebola, os alhos e pique tudo.
- Escorra o excesso de gordura do frango, junte a cebola, o alho picado e misture deixando cozinhar até a cebola ficar dourada. Junte o tomate pelado, um pouco de água, tempere com sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando.
- Adicione as castanhas descascadas, regue com o vinho do Porto e misture. Tape e deixe cozinhar mais 15 minutos em lume brando, sacudindo o tacho de vez em quando. Sirva quente.
- Sugestão de acompanhamento: Puré de abóbora e salada de alface, rúcula e chicória.
A receita que partilho convosco encontrei na net e é uma ótima escolha para uma refeição equilibrada! As castanhas são um excelente acompanhamento, como fornecedor de glícidos.
Cumprimentos saudáveis,
Liliana Janicas