Ananás e Abacaxi

Muitas vezes confundidas devido às suas aparências semelhantes, estas duas frutas têm levado muitos indivíduos a questionar as suas diferenças. A verdade é que eles são a mesma fruta, sendo o seu ponto diferencial o seu local de origem.

O abacaxi é uma fruta tropical que é conhecida pela sua doçura. Este fruto exótico é de origem sul-americana. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, sendo este produzido em todos os estados.

O ananás também oriundo do Sul do Brasil e Paraguai, leva 18 meses a crescer em estufa e só é colhido apenas quando está maduro. Em Portugal, os Açores são a sua principal região produtora.

O nome “abacaxi” deriva do tupi – uma das muitas línguas indígenas do Brasil – “iuakati” que significa “fruta cheirosa”. Os navegadores portugueses quando chegaram ao Brasil e descobriram esta fruta acabaram por atribuir o nome que vem do latim – ananás.

O abacaxizeiro é uma planta de tamanho pequeno, que pode chegar até cerca de 80 cm de altura, com caule reto, folhas duras, lineares, que se encontram de forma espiralada a partir da base e dá pequenas flores e que se aglomeram formando uma espiga, que dará origem ao fruto abacaxi.

A planta Ananas possui 5 espécies e todas são cultivadas no Brasil, no entanto, a espécie Ananas Comosus, é a mais comum.

O seu sabor único e de textura sumarenta fazem dele um ingrediente popular em muitos pratos, desde saladas, a smoothies, pizzas, e cocktails.

pineapple, slices, fruit-636562.jpg

Informação Nutricional

O ananás/abacaxi são uma ótima fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina B1, B2, B5, folato, magnésio, potássio, cobre, ferro, betacaroteno e outros antioxidantes.

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Abacaxi/Ananás
Energia (kcal)48
Água (g)87,6
Proteína (g)1,2
Hidratos de Carbono (g)9,5
Fibra (g)0,5
Mágnesio (mg)13
Potássio (mg)160
Vitamina C (mg)16
Cálcio (mg)18
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios

  • Esta fruta apresenta diversos benefícios para a nossa saúde e é recomendado para quem pretende emagrecer, pois ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o excesso de peso.
  • O abacaxi e o ananás, apresentam cerca de 75% de água na sua composição, logo é uma excelente fonte de hidratação e ajuda a eliminar toxinas do corpo, apresentando um efeito depurativo.
  • O teor de fibra ajuda a regular o trânsito intestinal e a aumentar a saciedade.
  • O ananás apresenta propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas, por ser rica numa enzima proteolítica a bromelina (ou bromelaína).
    Ajuda a controlar a hipertensão arterial, a proteger o organismo de infeções e a desobstruir as vias respiratórias. Além disso esta enzima facilita a digestão.
  • É rico em vitaminas A, C, complexo B, E e antioxidantes, que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce da pele e algumas doenças degenerativas.  

Como comprar e conservar

O abacaxi deve ser denso e pesado, com um cheiro forte aromático e quando está maduro, a coroa é formada por folhas verdes vigorosas. Deve-se conservar num local fresco à temperatura ambiente. Caso compre o abacaxi cortado ao meio ou em cubos, conserve no frigorífico.

Relativamente ao ananás é importante que cheire um aroma doce, pois geralmente é sinal de um ananás maduro. Os ananases com um tom dourado ou esverdeado podem, ambos, estar maduros, as folhas devem ser verdes e saudáveis. Esta fruta tem de estar bem firme, mas macio o suficiente para ceder ligeiramente quando pressionado.