A Rúcula

A rúcula pertencente à família dos vegetais como couves, nabos e agriões. Originária do Mediterrâneo, a rúcula tem conquistado cada vez mais popularidade devido ao seu sabor distintivo, levemente amargo, que a torna uma adição deliciosa em saladas mistas. 

Pode ser consumida em diversos pratos para diversificar e enriquecer o a refeição.

Informação Nutricional

A rúcula é um alimento de baixo teor calórico, por 100g contem apenas 29 calorias. É naturalmente rica em antioxidantes, como as vitaminas A e C, e também é uma excelente fonte de fibras.

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Rúcula crua
Energia (kcal)29
Água (g)91,7
Proteína (g)2,6
Hidratos de Carbono (g)2,2
Lípidos (g)0,7
Fibra (g)1,6
Vitamina C (mg)15
Cálcio (mg)160
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios

A rúcula contém glucosinolatos, substâncias naturais que conferem seu sabor amargo e aroma característico. Estes compostos podem ajudar na proteção de certos tipos de cancro, como os de mama, próstata, pulmão e cólon. 

A rúcula é uma boa fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde óssea e prevenção da osteoporose. Também possui propriedades anti-inflamatórias. 

A rúcula é uma boa fonte de fibras, o que ajuda a regular  a glicémia (açúcar no sangue) e pode ajudar na resistência à insulina. Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade por mais tempo.

Devido à presença de vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunitário, ajudando a prevenir doenças e infecções. 

A rúcula também é uma ótima fonte de ácido fólico, um micronutriente essencial na prevenção de malformações fetais, no qual desempenha um papel fundamental na formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez.

Como comprar e conservar

A rúcula encontra-se facilmente em muitas superfícies comerciais durante todo o ano. Na hora da compra opte pelas folhas de tom verde vivo, sem humidades, sem qualquer pontas amarelas ou escuras.

As folhas de rúcula podem ser conservadas durante alguns dias no frigorífico, num saco de plástico, preferencialmente nas gavetas destinadas aos vegetais.