Agrião

A alface é um vegetal de folhas que é normalmente usado como base para saladas ou adicionado a sanduíches. Existem vários tipos de alface tais como a iceberg, romana e a alface roxa.

O agrião é uma das hortícolas mais consumidas em Portugal, e é perfeito para adicionar em sopas e saladas.

Devido à sua natureza perecível, o agrião tende a desenvolver folhas amarelas com alguma rapidez. Contudo, isto também pode ser visto como um benefício, uma vez que ao consumir agrião quando as suas folhas ainda estão verdes indica que está no seu estado mais fresco.

Esta planta é nativa da Europa e da Ásia e tem sido utilizada pelas suas propriedades medicinais durante séculos.

O agrião antigamente tinha uma reputação negativa pois crescia perto de águas contaminadas, sendo que estas eram associadas à poluição e sujidade. No entanto, com os avanços na área da agricultura, o agrião atualmente é facilmente encontrado em qualquer supermercado e não representa qualquer risco para a saúde humana.

Informação Nutricional

É um alimento de baixo valor calórico, contém apenas 29 calorias por 100 gramas.
É rico em vitamina A, C e ácido fólico e relativamente aos minerais destaca-se o cálcio, ferro, potássio e fósforo. Também é uma ótima fonte de fibra.

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Agrião Cru
Energia (kcal)29
Água (g)91,2
Proteína (g)3,4
Lípidos (g)0,9
Hidratos de Carbono (g)0,4
Fibra (g)3
Vitamina A (µg)325
Vitamina C (mg)77
Potássio (mg)230
Cálcio (mg)200
Ferro (mg)1,7
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios

O agrião melhora o sistema imunitário, pois é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo dos danos causados pelos radicais livres.

Uma vez que contém uma boa quantidade de fibra, ajuda assim a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, também ajuda a aumentar a sensação de saciedade diminuindo assim o apetite e a quantidade de alimentos consumidos, um aliado para quem quer emagrecer.

O agrião contém flavonóides, isotiocianatos, e glucosinolatos que apresentam potentes propriedades antioxidantes. Estes compostos podem ajudar a prevenir a formação e crescimento de células cancerosas, tornando-se num alimento valioso na luta contra certos tipos de cancro, incluindo o cancro pancreático, da mama e do cólon.

A presença da vitamina C no agrião promove uma pele mais saudável, devido à produção de colagénio. Além disso, os antioxidantes no agrião podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pela radiação UV e pelas toxinas ambientais.

Como comprar e conservar

Quando comprar agrião, opte pelos molhos com uma aparência mais fresca e viçosa, de cor verde intensa e sem folhas amarelas ou acastanhadas. Pode também optar por comprar agrião embalado, tendo em atenção o estado das folhas e o prazo de validade.

À temperatura ambiente o agrião mantém-se por cerca de 1 dia. Se armazená-lo no frigorífico, mantém-se durante cerca de 3 dias, desde que esteja protegido em plástico ou num recipiente fechado.