avocados, fruit, healthy-945418.jpg

Abacate-Superfruta

O Abacate é um fruto com excelentes propriedades nutricionais, que tem vindo a conquistar muitos Portugueses, havendo um aumento do seu consumo. Devido à sua composição nutricional, o abacate pode e deve ser incluído na sua alimentação e pode fazer parte da ementa de vários tipos de dietas, desde dietas hipocalóricas para perda de peso a dietas hipercalóricas para ganho de peso, aconselhado também para desportistas e para pessoas com colesterol elevado.

avocados, fruit, healthy-945418.jpg

Características do Abacate:

– É rico em fibra, vitaminas e minerais, das quais podemos destacar as vitaminas A, C, B6 e E.
– A nível dos minerais presentes no abacate, destacamos o Potássio e o Magnésio que desempenham funções importantes no organismo como, por exemplo, ao nível do metabolismo e do controlo da pressão arterial.
– Os abacates são ricos em gordura. Mas apresenta apenas gorduras monoinsaturadas que são benéficas para a saúde.
– O abacate apresenta cerca de 108 Kcal por 100g, logo deve ser consumido com moderação. A porção de abacate recomendada varia de 70 a 150g por dia, dependendo do seu objetivo.

Benefícios do abacate:

  • Saúde cardiovascular

    Pela sua riqueza em lípidos insaturados, vitamina C, vitamina E e antioxidantes. A maior parte da gordura saudável do abacate é ácido oleico e ómega 3. Esta gordura ajuda a diminuir a inflamação cardiovascular. Benefícios como redução dos níveis de colesterol e triglicéridos, revelando-se um bom protetor cardiovascular.
  • Melhor controlo glicémico

    Estudos mostraram uma relação positiva entre um consumo regular de abacate com valores mais elevados de HDL, redução do LDL e triglicéridos, melhor controlo glicémico, peso saudável, IMC mais adequado, menor PC (perímetro da cintura) e uma menor probabilidade de desenvolver o Síndrome metabólico.
  • Fator anticancerígeno

    Os abacates são uma ótima fonte de glutationa, que apresenta propriedades antioxidantes que é fundamental para a prevenção de danos celulares no organismo. A glutationa tem uma grande capacidade de impedir  vários cancerígenos diferentes.
  • Bom funcionamento cerebral

    O folato presente no abacate (11 ug, por 100g) é uma vitaminado complexo B que estimula a memória e aumenta a capacidade de concentração. O folato também é conhecido por uma associada positiva com a depressão e a fadiga mental. Promovendo desta forma o bem-estar mental e emocional.
  • Melhor funcionamento digestivo

    Os abacates são ricos em fibra. A fibra promove um melhor funcionamento digestivo, aumenta a sensação de saciedade, pois promove a diminuição do apetite e pode ajudar a prevenir a obstipação e sensação de inchaço.
  • Pele mais saudável

As gorduras, minerais e vitaminas presentes no abacate, podem ajudar a aumentar a elasticidade da pele e a reduzir o aparecimento de rugas. Desta forma ajuda na prevenção de estrias e celulite por ser rico em vitamina c, vitamina associada à firmeza e elasticidade da pele. 

Contudo, devido seu elevado teor em potássio, este alimento deve ser de consumo limitado por pessoas que sofram de insuficiência renal, nas quais os teores de potássio devem ser rigorosamente controlados.

Como Comprar e Conservar

Prefira abacates de cor uniforme, íntegros, livres de pontos escuros e pesados em relação ao tamanho.
Para verificar se está maduro, basta segurá-lo e apertar levemente com o polegar a região próxima ao pedúnculo, que deve ter uma textura macia, mas não mole.

Para armazenar, o mais adequado é em local seco e fresco. O abacate oxida com facilidade e, por essa razão, deve ser consumido ou usado imediatamente depois de aberto, ou coloque umas gotas de limão e guarde no frigorífico durante 24H, caso não o ingira na totalidade.