Maçã

A maçã (Malus domestica) é um dos frutos mais populares do mundo, cultivado há milênios e considerado um símbolo de saúde.

A maçã lidera a produção de frutas frescas em Portugal Continental, com destaque para as regiões do Ribatejo e Oeste (40%), Trás-os-Montes (30%), Beira Litoral (13%) e Beira Interior (12%).

Entre as muitas variedades de maçã cultivadas em todo o mundo, em Portugal, destacam-se as famosas “Bravo de Esmolfe”, provenientes das regiões da Beira Alta, Alcobaça, Portalegre e Cova da Beira.

A maçã é uma fruta benéfica para a saúde e a sua casca contém substâncias protetoras para o organismo. No entanto, é importante lavá-la cuidadosamente para evitar a ingestão de possíveis resíduos de pesticidas.

apples, red, bowl-2906457.jpg

Informação Nutricional

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Maça crua com cascaMaça crua sem casca
Energia (kcal)6461
Água (g)82,983,8
Proteína (g)0,20,2
Hidratos de Carbono (g)
  Monoinsaturados (g)
13,4
13,4
12,7
12,7
Lípidos (g)0,50,5
Fibra (g)2,11,9
Vitamina C (mg)75
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios

  • A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que possui diversos benefícios para a saúde. A pectina tem mostrado resultados positivos na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e na obstipação.

  • A maçã é uma fruta com várias substâncias antioxidantes – vitamina C e fitonutrientes, em particular flavonóides (quercetina, catequinas e ácido clorogénico), que fortalecem o nosso sistema imunitário, retardam o envelhecimento das células, contribuem para uma pele saudável e cicatrização de feridas. ajudam a regular a pressão arterial e ajudam a proteger o sistema cardiovascular. 

  • Esta fruta também apresenta um papel importante na prevenção da doença de Alzheimer. A quercetina encontrada nas maçãs parece proteger as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres, que podem contribuir para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

  • Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as maçãs podem ajudar a melhorar a função cerebral e prevenir o declínio cognitivo.

Como comprar e conservar

Na hora da compra opte pelas maçãs que se apresentem brilhantes, sem manchas e íntegras.

Prefira comprar as que são cultivadas em território nacional, uma vez que o seu valor nutricional vai diminuindo ao longo do tempo de armazenamento.