A Melancia

watermelon, summer, sweet-1892897.jpg

De tons fortes, cheiro e sabor adocicado, a Melancia é uma fruta fresca e muito apreciada no Verão!

Esta fruta pertence à mesma família que o melão, o pepino, a courgette e a abóbora.
A melancia é maioritariamente cultivada em países com climas mais quentes e existem vários tipos de melancia, tais como a melancia com sementes, sem sementes, amarela e laranja.

Informação Nutricional

A melancia, apresenta cerca de 90% de água na sua composição, logo é uma excelente fonte de hidratação e apresenta um valor calórico baixo, cerca de 26kcal por 100g.

Devido ao elevado conteúdo de água, esta fruta de casca verde e de polpa encarnada salpicada por sementes, é particularmente rica em minerais, como potássio e é uma ótima fonte de vitaminas e antioxidantes.

Composição Nutricional
( 100g da parte edível)
Melancia
Energia (kcal)26
Água (g)93,6
Proteínas (g)0,4
Lípidos (g)0,2
Hidratos de Carbono (g)5,5
Fibra (g)0,3
Vitamina A (µg)50
Vitamina C (mg)4
Potássio (mg)100
Magnésio (mg)12
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Benefícios para a Saúde

A melancia é rica em vitaminas e antioxidantes como betacaroteno licopeno. O licopeno tem uma ação antioxidante com efeitos positivos para a saúde cardiovascular, contribuindo para diminuir os níveis de colesterol.

Podemos destacar a vitamina A, benéfica para a visão, a pele e o sistema reprodutivo, e a vitamina C que, com outros antioxidantes presentes, protege o nosso organismo dos radicais livres.

Quem sofre de insuficiência renal deve evitar comer melancia. O seu teor em potássio pode agravar os problemas ao nível dos rins. Mas por outro lado, é justamente este mineral que faz da melancia um alimento tão aconselhável para outras pessoas.
O potássio contribui para o equilíbrio dos fluidos do organismo, ajuda a regular a pressão arterial e tem um papel importante na contração muscular.

Alguns estudos referem que a combinação entre a melancia e outros frutos ricos em antioxidantes como as cerejas ou os morangos são um excelente método natural para combater o stress, ao mesmo tempo ajuda na proteção natural do antienvelhecimento.

Esta fruta contém magnésio, um mineral com um papel muito importante no nosso organismo, onde também é responsável pela transmissão neuromuscular.

Como comprar e conservar

Na hora da compra, de modo a saber se a melancia está bem madura deve:

  • Bater com os nós dos dedos na sua casa.
  • Caso o som seja “abafado” ou quase silencioso indica que a melancia está madura.
  • Se for um som mais intenso indica que a melancia ainda está verde.

Prefira a melancia com a casca intacta, sem manchas, cortes, fendas ou amolgadelas. Esta pode ser verde-escura ou mais clara, ou com traços amarelos.
A melancia pode ser conservada inteira, num lugar fresco, arejado e longe do sol, até cerca de 1 semana. Uma vez cortada, deve ser colocada no frigorífico e consumi-la em poucos dias. Também pode conservar no congelador, quando for cortada aos cubos.

A melancia é uma fruta bastante versátil. Geralmente consumida ao natural, pode ser consumida em sumo (pontualmente), em gelado, ou doce, com moderação!

O que acontece com alguma frequência, é que, por ser tão leve, as pessoas tendem a abusar na quantidade que ingerem! E neste caso, é normal que tenha uma sensação de ter bebido muita água e pode até contribuir para aumentar de peso, ou não emagrecer (caso esteja a fazer um plano de emagrecimento e ingira grande quantidade desta fruta).
Tente ingerir cerca de 160 a 200g de melancia por dose.