Os brócolos são conhecidos como um superalimento.
São pouco calóricos, 22 calorias por 100g, mas são ricos em nutrientes e antioxidantes que beneficiam a saúde, fortalece o sistema imunitário, e ajuda a prevenir algumas patologias.
A forma mais comum de consumir os brócolos são cozidos, mas para diminuir a perda da Vitamina C pode-se cozer a vapor! Também se pode consumi-los crus em saladas ou massas, e em sumos naturais.
5 bons motivos para incluir os brócolos na alimentação diária:
- Ricos em fibras e vitaminas
Desde as folhas ao caule, tudo é aproveitado. São ricos em fibra (2,3 g, por 100 g) e carotenos. São também uma fonte de vitamina A, C (18mg por 100g), K e B9 (ácido fólico).
Os brócolos contêm vários compostos bioativos que demonstraram reduzir a inflamação no organismo e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol, pois devido ao seu teor em fibras, diminui a sua absorção! - . Regula a função intestinal
Consumir frequentemente brócolos pode ajudar a regular a função intestinal (prevenindo a obstipação); a reduzir os níveis de inflamação no cólon e a obter mudanças favoráveis nas bactérias intestinais (microbiota). - Antioxidantes
Devido aos níveis elevados de glucorafanina, um composto que é convertido num potente antioxidante, o sulforafano, durante a digestão. Com base em estudos, demonstraram que este antioxidante contribui para a redução dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Os brócolos contém luteína e zeaxantina, 2 antioxidantes que protegem os olhos da degradação macular tardia e desenvolvimento de cataratas. - Sistema Imunitário
Os brócolos fornecem uma série de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e vitamina C.
Estas vitaminas e minerais ajudam o sistema imunitário a funcionar melhor. Comer saudável, é cada vez mais comprovado como uma forma de construir um melhor sistema imunitário. - Melhora a função cerebral
Estudos têm demonstrado que o consumo regular de brócolos melhora a memória e capacidade de raciocínio e ajuda a prevenir o declínio cerebral frequente com o avanço da idade!
Para terminar, podemos dizer que os brócolos são uma ótima fonte de vitamina C e cálcio, dois nutrientes associados a um risco reduzido de doença periodontal- (doença na gengiva), juntamente com o seu teor em flavonoides, podem desta forma ajudar a prevenir periodontite. Também há evidência que o consumo frequente de brócolos apresenta efeitos positivos na manutenção de ossos fortes e saudáveis, devido ao seu teor em cálcio, fósforo, zinco, vit K, A e C.
De acordo com estudos feitos, os brócolos possuem Sulforafano, SFN, um fitocomposto bioativo que pode atuar como um potencial preventivo do Cancro. O composto mais importante dos brócolos, a Glucorafanina, é metabolizado pelo SFN que é o principal intercessor dos benefícios no consumo dos brócolos. O SFN representa um fitoquímico pertinente, pois pode ser útil para prevenir a ocorrência ou o mitigar das células cancerígenas.
Alguns estudos mostram também que o consumo de brócolos é muito importante na Gravidez, pois devido à composição de vitaminas e minerais, em especial o ácido fólico, ajuda no desenvolvimento do cérebro do bebé e a prevenir a espinha bífida!
Espero que os brócolos façam parte da tua alimentação, no almoço ou jantar!🥦